
Diagnóstico Editorial
Sistema de avaliação editorial de equipes, processos, produtos e conteúdos
O Diagnóstico Editorial é um sistema de avaliação desenvolvido pelo Departamento de Comunicação do Instituto Internacional de Ciências Sociais para verificar a consistência e a adequação das estratégias editoriais à identidade das marcas e ao posicionamento dos veículos de comunicação.
Diferencial
Os ambientes digitais são um desafio imenso para a gestão das empresas de mídia. A produção é descentralizada e a distribuição, fragmentada. Os acessos procedem de múltiplas origens e a experiência de leitura é não-linear e muito particular. Além, disso, ainda não estão devidamente consolidadas as boas práticas nesse meio.
Essas características, aliadas à dinâmica da produção para os meios digitais, criam áreas cinzentas, quase imperceptíveis para aqueles que têm sob sua responsabilidade a gestão de produtos e conteúdos digitais. É justamente nessas áreas que pode residir o sucesso ou o fracasso do empreendimento.
O Diagnóstico Editorial procura suprir essas deficiências, propondo uma verificação detalhada de todos os itens que podem valorizar, validar ou comprometer a identidade da marca e dos produtos. A avaliação é feita com base em um método desenvolvido pelo IICS, já testado e aplicado por profissionais com grande experiência em veículos de algumas das maiores empresas brasileiras do setor.
A quem se destina
Empresas de mídia e instituições públicas e privadas que produzam conteúdos editoriais para distribuição multiplataforma.