Instituto Internacional de Ciências Sociais

Quem somos

O Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) é um centro de ensino, sem fins lucrativos, constituído para formar profissionais e intelectuais que aliam habilidades e conhecimento científico em grau de excelência a uma sólida fundamentação filosófica, ética e social nos campos do Direito e da Comunicação.

Missão

Formar profissionais de excelência e sentido humanístico, capazes de servir a sociedade e promover seu desenvolvimento.

Valores

  • Excelência

    A excelência é um dos valores que mais cultivamos no IICS: nossos colaboradores são constantemente incentivados a refletir sobre seu trabalho e a encontrar maneiras de aprimorá-lo.
    Apresentamos o rigor acadêmico e o estudo como um caminho de desenvolvimento profissional, que favorecerá a superação de problemas práticos. Por meio da formação integral que promovemos, nossos alunos são incentivados a basear as suas decisões em parâmetros éticos, a expor as suas convicções e a atuar com coerência, condutas que lhes garantirão uma carreira mais sólida e duradoura.
    Ao perseguir a excelência em todos os níveis, caminhamos para ser um centro de referência no segmento educacional, utilizando ainda dois importantes diferenciais: a internacionalidade e a interdisciplinaridade. A primeira é garantida pelo vínculo acadêmico com instituições estrangeiras e pelo intercâmbio de professores, que permitem atualização temática e contato com as práticas adotadas em diversos países. Com a interdisciplinaridade, procuramos integrar a diversidade de elementos culturais e humanísticos e promover uma visão abrangente e transversal do conhecimento científico.

  • Diálogo

    A cordialidade e a amizade estão entre as condutas consideradas essenciais para o nosso ambiente de convivência. No IICS, se encontram e dialogam as diversas culturas, as tendências e expressões do pluralismo existente na sociedade. Neste espaço em que prevalece a liberdade, buscamos encontrar e difundir a verdade com autonomia, ao mesmo tempo em que promovemos o intercâmbio com outras comunidades do saber para alcançar com elas o autêntico crescimento do que é humano. Fomenta-se a habilidade de ouvir e aprender das outras pessoas, com humildade e respeito.

  • Atitude de serviço

    Almejamos servir a sociedade, contribuindo para a sua renovação e melhoria. Para isso, trabalhamos prioritariamente na formação de profissionais que ocupam posições estratégicas de liderança. Acreditamos que estes, ao comprometerem-se a buscar soluções para a atual situação do país e do mundo e ao adotarem uma atuação ética e socialmente responsável, tornam-se exemplo aos outros e transformam-se em agentes multiplicadores de boas práticas.
    A geração de conhecimento e o esforço por difundi-lo é uma forma eficaz de promover a transformação social e servir à coletividade. Procuramos impulsionar a pesquisa, colocando especial atenção às áreas e aos temas que repercutem mais diretamente na concepção do homem e da sociedade. Pretendemos que estas idéias possam auxiliar positivamente a tomada de decisão de lideranças sociais, políticas e científicas, colaborando para a construção de um país com mais liberdade e menos desigualdades.
    Em nossa prática diária, a ênfase dada ao serviço relaciona-se à visão que possuímos acerca do trabalho que habitualmente realizamos. Ao identificar o “trabalhar” com o “servir”, destacamos a nobreza de qualquer atividade e pretendemos que nossos alunos compreendam – sem a necessidade de que isto lhes seja explicitamente transmitido –, o valor de seus próprios ofícios e o benefício que são capazes de gerar à sociedade. No atendimento diferenciado que nos comprometemos a prestar, cada colaborador procura estar pronto para acolher as diversas solicitações diárias – quer de um aluno ou de um departamento –, contribuindo para a construção de um ambiente acolhedor e cordial.
    O espírito de servir também está relacionado à generosidade na transmissão dos conhecimentos, à disposição em compartilhar experiências, enriquecendo e enriquecendo-se com os demais.

  • Valorização da pessoa

    A convicção de que o homem é autor, centro e fim de toda a vida econômica e social, além de ser o único agente capaz de promover o desenvolvimento individual e coletivo, norteia nossas atividades. Os conteúdos de nossos cursos e as soluções que propomos partem da transcendência de cada pessoa e procuram resguardar a dignidade humana, defender a vida e colocar a família como base da estrutura social.
    A interdisciplinaridade apresenta-se como um meio para potencializar esta compreensão sobre o ser humano, já que, por meio da integração de conhecimentos em diferentes campos do saber, os conteúdos humanísticos tornam-se um interessante contraponto à capacitação meramente técnica.
    Trabalhamos com a convicção de que cada aluno é único e, por isso, merece atenção e atendimento individualizados e de qualidade. Procuramos que se sintam acolhidos e encontrem no IICS uma formação profissional que extrapola o mero conteúdo informativo de sala de aula. Contando com o acompanhamento de coordenadores, assistentes e professores, eles recebem direcionamento para um desenvolvimento profissional e pessoal, aprimorando convicções e atitudes para decidir e impulsionar o seu próprio projeto de vida.

Como fazemos

O padrão de excelência profissional e científica é propiciado pelo diferencial da internacionalidade e da interdisciplinaridade dos seus programas e professores.

A internacionalidade está presente no vínculo acadêmico com instituições estrangeiras para a formação de docentes e elaboração dos programas e intercâmbios. A interdisciplinaridade, ou seja, a sinergia entre as várias disciplinas, é um elemento essencial para distinguir e integrar a diversidade de conhecimentos científicos, humanísticos e filosóficos que tem por objetivo ampliar a visão do homem como pessoa livre, sociável, espiritual e com fim transcendente.

Para alcançar esta finalidade, o IICS adota a educação personalizada, que facilita a aquisição de conhecimentos e habilidades, além de propiciar uma compreensão maior de valores.

O Instituto mantém vínculos de cooperação com a Universidade de Navarra e o IESE Business School, ambas da Espanha, e outras instituições nacionais e estrangeiras, promovendo a pesquisa científica em áreas particularmente sensíveis do processo de aprimoramento da sociedade.

IICS

O Instituto Internacional de Ciências Sociais almeja servir à sociedade exercendo uma liderança intelectual, profissional, social e pública, pelo desenvolvimento do conhecimento e a formação de cada pessoa segundo seu destino transcendente, em âmbito de interdisciplinaridade e com atitude de aprendizagem constante.

O ambiente universitário da escola é um lugar de estudo e amizade, onde convivem pacificamente as diversas tendências e expressões do válido pluralismo existente na sociedade.

A instituição sente muito próprias toda incerteza, inquietação e necessidade dos homens. Estuda os grandes temas que preocupam a sociedade ou a comunidade científica; forja pessoas dispostas a construir uma sociedade mais justa. É uma perspectiva realmente humanizadora, atenta ao serviço aos outros, descobridora de novos horizontes.

Os valores da instituição decorrem da visão cristã da cultura e do mundo: a dignidade de cada pessoa e o seu desenvolvimento integral, o respeito à vida, a importância da família, a justa igualdade de todos, a ajuda aos mais necessitados, a ética no trabalho, a primazia da caridade, a liberdade e a paz.

Os aspectos culturais, sociais e éticos estão presentes em toda a atividade, de modo que os professores, os funcionários e os alunos possuam uma visão unitária do ser humano, que os capacite a elaborar um projeto de vida próprio.