Programa de Jornalismo de Dados e Visualização

Jornalistas se defrontam cada vez mais com bases gigantescas de dados e uma crescente abundância de informações à espera de interpretação. Para entrevistar os números, analisar os dados, garimpar notícias e usar novos formatos e narrativas, mais visuais e interativas, os profissionais de comunicação necessitam ampliar seu repertório de técnicas e conhecimento.

Para atender a essa necessidade urgente de formação, o IICS está lançando o Programa de Jornalismo de Dados e Visualização, um curso criado para jornalistas, designers e profissionais que trabalhem ou pretendam trabalhar com Jornalismo de Dados e Infografia em meios impressos, eletrônicos e digitais.

Conteúdos

Preparamos um inédito programa multidisciplinar que oferecerá os principais conceitos e ferramentas para apuração e interpretação de dados, uso de dados públicos e extração de dados de redes sociais, princípios de design aplicados à visualização, desafios da visualização e infografia modernas e a importancia do texto, do jornalismo, e da narrativa em visualização. Às apresentações conceituais procuramos sempre seguir estudos de casos e neste programa estamos oferecendo quatro apresentações: La Nación, InfoAmazônia, Basômetro (O Estado de S. Paulo) e QEdu. Além dos conteúdos específicos de Dados e Visualização, do programa constam ainda disciplinas de Estatística e Direito.

Disciplinas e professores

Introdução á visualização – Alberto Cairo
Os desafios da visualização e infografia modernas: Ética, erros, manipulação – Alberto Cairo
Princípios de design aplicados a visualização: cores, fontes, layout – Alberto Cairo
Gráficos estatísticos e mapas temáticos: Como escolher a melhor forma de codificar os dados – Alberto Cairo
A importancia do texto, do jornalismo, e da narrativa em visualização – Alberto Cairo
Introdução ao Jornalismo de Dados – Gustavo Faleiros
Técnicas e Ferramentas para extração e análise de dados – Marcelo Soares
Jornalismo e o acesso à informação pública – Fabiano Angélico
Noções de Estatística para Jornalistas – Marcelo Leme de Arruda
Questões Jurídicas para uso de dados – Danilo Doneda
Big Data: nova fronteira para a inovação no Jornalismo – Walter Lima Junior
Cartografias de Controvérsias em Redes Sociais – Fabio Malini

Análise de casos

• La Nación – Florencia Coelho
  • InfoAmazônia – Gustavo Faleiros
  • Basômetro (O Estado de S. Paulo) – Daniel Bramatti
  • QEdu – Ernesto Martins Faria

Professores

Alberto Cairo – Professor de Visualização na Universidade de Miami e autor de The Funcional Art: An Introduction to Information Graphics and Visualization.

Daniel Bramatti – Repórter da editoria de Política do jornal O Estado de S.Paulo e integrante do Estadão Dados.

Danilo Doneda – Doutor e mestre em direito civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. coordenador-Geral de Estudos e Monitoramento de Mercado da Secretaria nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.

Ernesto Martins Faria – Fundador e coordenador do portal Estudando Educação e coordenador de Projetos na Fundação Lemann.

Fabiano Angélico – Jornalista (UFMG), com especialização em transparência e combate à corrupção (Universidade do Chile) e mestrado em Administração Pública (FGV-SP).

Fábio Malini – Professsor do Departamento de Comunicação Social e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da UES. É autor do livro A internet e a rua: ciberativismo e mobilização nas redes sociais (Sulina, 2013).

Florencia Coelho – Gerente de Investigação e Treinamento em La Nación na Argentina. Integra a equipe de La Nación Data e foi coordenadora da tradução para o espanhol do Manual de Periodismo de Datos.

Gustavo Faleiros – Jornalista(PUC-SP), mestre em Política Ambiental pela Universidade de Londres e bolsista do Knight International Journalism Fellowship.

Marcelo Leme de Arruda – Doutor em Estatística pelo IME-USP, idealizador do site Chance de Gol.

Marcelo Soares – Membro da equipe de Novas Plataformas da Folha de S.Paulo e professor da disciplina de Jornalismo Guiado por Dados na pós-graduação em Jornalismo Digital da PUC-RS. Em 2006, editou o projeto Excelências, que recebeu o prêmio Esso de melhor contribuição à imprensa.

Walter Teixeira Lima Júnior – Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com pós-doutorado em Tecnologia e Mídia Digital. Membro da Cognitive Science Society e do Grupo de HUMANIS (Poli/USP).

Para mais informações sobre o Programa de Jornalismo de Dados e Visualização